Por: Mariana Gomes
O mercado está cada vez mais competitivo, empresas surgem de todos os lados, e por isso é necessário se inovar constantemente. O empreendedor ou o negócio que se destacar no mercado com uma solução diferenciada, tem consigo a certeza de sucesso diante do seu público. Porém, não é com tanta facilidade que isso acontece, e pode acabar gerando uma falta de esperança. O que leva ao questionamento: Será que estou fazendo algo errado?
Mas, a verdade é que falta apenas identificar o perfil público da maneira correta. Para se entender isso é necessário mapear as características, as motivações e os interesses dos seus clientes. Fazendo uma análise mais profunda do seu cliente, você terá uma otimização de recursos que poupará tempo e irá gerar mais lucratividade para o seu negócio.
Quer saber sobre o assunto e descobrir como identificar o seu público na prática? Primeiro será necessário entender a diferença entre persona, ideal customer profile (ICP) e público-alvo. Por que nem todos levam em consideração, mas existe uma linha tênue entre esses três pilares.
PERSONA: é um personagem desenvolvido na interpretação etnográfica de pessoas reais. Dessa forma, são levados em conta características psicológicas, qualidades particulares e outras questões comportamentais.
Baseado nisso, os personagens passam a ter nomes, hábitos, preferências e profissão. Um mesmo perfil pode apresentar diferentes personas, já que elas se baseiam em grupos de pessoas. Contudo, existem dois tipos de persona: a Buyer e a Brand.
PÚBLICO-ALVO: Os consumidores são separados de acordo com o local em que vivem, fatores econômicos e sociais, e também seus comportamentos de compra.
ICP: Resumidamente é o cliente que tem boas experiências com seu negócio. A sua empresa deve pensar em novos serviços de acordo com o histórico desses clientes, porque sabe o que os deixam satisfeitos. E, assim, acabam atingindo outras pessoas com o mesmo perfil.
Entendendo melhor sobre o seu cliente ou público a sua empresa conseguirá mais resultados!